• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Fim da temporada de La Niña


Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023 - 15h00

Foto: Scot Consultoria


Espírito Santo, Norte de Minas Gerais e a região Nordeste (exceto o Norte do Maranhão e do Piauí) tiveram os menores volumes de chuvas neste mês, até dia 22, atingindo os 100 milímetros.


Em Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Roraima, as chuvas atingiram os 150 milímetros.


Amazonas, Pará, Amapá, Norte do Maranhão, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Sul de Minas Gerais tiveram os volumes de chuvas mais expressivos, variando entre 100 e 500 milímetros. Veja na figura 1.


De 23 de fevereiro a 3 de março, Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro deverão ter os maiores volumes de precipitação, variando entre 50 e 125 milímetros. Veja na figura 2.


As previsões de ocorrência de fenômenos climáticos já indicam que entramos em período de neutralidade, que abrirá espaço para uma temporada de El Niño, iniciando no trimestre maio-junho-julho, com pouco mais de 50% de probabilidade de ocorrência. Veja na figura 3.


Tal fenômeno deverá finalizar o período seco que tem assolado as regiões ao Sul do continente nos últimos 3 anos. Sendo assim, podemos ver, nos próximos meses, as chuvas voltando à normalidade no Sul, principalmente no Rio Grande do Sul, que tem sido o estado mais prejudicado.


Figura 1.
Precipitação acumulada em fevereiro (até dia 22), em milímetros.

Fonte: INPE/CPTEC


Figura 2.
Previsão de precipitação de 23 de fevereiro a 3 de março, em milímetros.

Fonte: COLA


Figura 3.
Probabilidade de ocorrência (%) de La Niña, El Niño ou neutralidade, por trimestre.

Fonte: IRI



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja